Tags

Hoje é o Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving Day, nos Estados Unidos e no Canadá, feriado celebrado como um dia de gratidão a Deus pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

Segundo a Wikipédia, “(…) a origem da comemoração surgiu nos Estados Unidos, quando este ainda era Nova Inglaterra, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida e é comemorado na quarta quinta-feira de novembro, de acordo com declaração feita pelo então Presidente daquele país, Abraham Lincoln, em 1863.

Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (À época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes do Dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas as quintas-feiras (a da terceira e a da quarta semana de novembro) como Dia de Ação de Graças. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional.

Atualmente, tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, o Dia de Ação de Graças é geralmente um dia em que as pessoas utilizam o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, cultos na igreja e orações.

O Dia de Ação de Graças é celebrado também com grandes desfiles e, nos Estados Unidos, com a realização de jogos de futebol americano. O principal prato típico do Dia de Ação de Graças, geralmente, é peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o apelido de “Dia do Peru” (turkey day). Além disso, cookies também são muito tradicionais nessa data.”

Não preciso nem dizer que em Walt Disney World os parques LOTAM nesse época, né? É só dar uma olhada no Crowd Calendar e ler este post do EasyWDW pra comprovar 🙂

E por falar em Disney, olha que versão bem bacana de uma obra de Norman Rockwell, que retrata exatamente esse dia especial para americanos e canadenses:

Feliz “Thanksgiving” a todos! ºoº

* Créditos: FotosGoogle imagens e Disney and more

Anúncios