Tags

Na semana passada, ajudei uma amiga a solicitar o passaporte dela e da filha e a fazer o agendamento. Eu já tinha salvo algumas fotos sobre o procedimento para transformar em post, porque eu sei que muita gente tem essa dúvida, seja porque nunca teve um passaporte ou porque não conhece ninguém que tenha um ou porque tem acesso limitado à informação, enfim.

Em novembro/2012, eu providenciei o meu quarto passaporte.

Observação: o meu terceiro passaporte, em tese, ainda estava na validade. Eu o tirei em 14/agosto/2008. Venceria somente em 13/agosto/2013. Ocorre que para solicitar o visto para os Estados Unidos, o passaporte deve ter validade mínima de 6 (seis) meses na data da solicitação. O meu já estaria fora, uma vez que agendamos entrevista para a solicitação do visto americano para a segunda quinzena de fevereiro/2013.

Vamos ao passo-a-passo:

1) Primeiramente, acesse a página da Polícia Federal: www.dpf.gov.br. Ela é assim:

Passaporte1

2) Clique em Requerer Passaporte. Após, abrirá a seguinte tela:

Passaporte2

3) Clique em emissão de passaporte. Abrirá o seguinte formulário, no qual você deve preencher com seus dados os campos em branco. Se já alterou o nome alguma vez, deve ser informado (vale para casamento, divórcio, nova certidão etc.).

Passaporte3

4)  Clique em Próximo ou diretamente na aba.

Passaporte4

Preencha os dados corretamente. Se o requerimento for para um menor e este ainda não tiver identidade, deixe os campos em branco. Se não tiver CPF, preencha com o n. do responsável.

Certidão de nascimento ou casamento só preencha se a solicitação for para um menor ou se o solicitante já teve o nome alterado. Se não for esse o seu caso, deixe em branco.

Serviço militar deve ser preenchido somente pelos homens. Mulheres, passem batido!

Se você já teve passaporte anterior, informe o n. e lembre-se de levá-lo consigo no dia do agendamento. Lá, todas as páginas do passaporte serão carimbadas com um CANCELADO, salvo se houver visto válido. Se perdeu, se foi extraviado ou roubado, informe também. Se nunca teve, informe que nunca teve.

5)  Clique em Próximo ou diretamente na aba:

Passaporte5

Preencha os dados corretamente. Escolha sua ocupação. Menores não precisam necessariamente dizer que são estudantes. Podem deixar em branco.

O e-mail não é necessário. Mas é interessante colocar um, porque você é informado quando o passaporte chegar e estiver à disposição para retirá-lo. No caso de menor sem e-mail, pode informar o do responsável.

6) Clique em Próximo ou diretamente na aba:

Passaporte6

Escolha a sua cidade e o posto da Polícia Federal mais próximo de você (se houver mais de um). Em Manaus só há um, que fica no bairro Dom Pedro. Se a sua cidade não estiver na lista, escolha a mais próxima.

Escreva diretinho o código mostrado.

Clique em Enviar.

7) Nesse momento, será gerado um arquivo em pdf, contendo duas páginas.

A primeira é o Protocolo de Solicitação de Documento de Viagem, o qual contém o n. do protocolo, nome completo, sexo, data de nascimento, país de nascimento, UF de nascimento, cidade de nascimento, país de nacionalidade e endereço, além do endereço da unidade/posto de captação e entrega (Polícia Federal).

A segunda é a GRU (Guia de Recolhimento da União), no valor de R$ 156,07 (cento e cinquenta e seis reais e sete centavos), com vencimento para 20 dias depois de sua solicitação via internet. Exemplo: se solicitou o passaporte no dia 8/01/2013, o vencimento da GRU será no dia 28/01/2013.

8) Assim que é gerado esse arquivo, aparece na parte superior a opção de agendamento. Quando clica no link correspondente, você deverá clicar sobre o nome do posto escolhido. Aparecerá um calendário. Escolha uma data e uma hora. Agende.

Será gerado outro arquivo em pdf, com uma única página, esta contendo os dados do agendamento, como dia e hora.

9) Pague a GRU no Banco do Brasil (caixa, caixa eletrônico BB ou internet banking) ou no Banco do Brasil Express (a única GRU aceita lá é a do passaporte). Guarde o comprovante.

10) Se não quiser fazer o agendamento no mesmo momento, não tem problema. Pode fazê-lo depois. Para isso, basta acessar a página da Polícia Federal (www.dpf.gov.br), clicar em Leia mais…

Passaporte7

11) Na próxima página, você poderá não somente agendar, mas também reagendar, consultar e cancelar um agendamento:

Passaporte8

Obs.: Para reagendar um agendamento, é necessário pagar antes a taxa de emissão. Eu mesma já tentei reagendar sem o pagamento prévio e não foi possível.

12) Escolha a sua opção. Aparecerá a seguinte tela:

Passaporte9

13) Clique em “Para prosseguir clique aqui”. Aparecerá a seguinte tela:

Passaporte10

Preencha os dados constantes do Protocolo de Solicitação. O n. do protocolo sempre começará com 1.ano.maisnumeros. Ex.: 1.2012.0000012345.

Aparecerá o calendário e você deverá seguir os passos do item 8.

Pronto! Você solicitou o passaporte! A próxima etapa é comparecer ao posto escolhido no dia e na hora agendados.

Sobre os documentos necessários, eu falarei no próximo post.

Saudações Mickeyras ºoº

Anúncios