Tags

, , ,

Já era para eu ter colocado aqui o passo-a-passo para a solicitação do visto americano para não imigrante, mas a correria do dia-a-dia e o retorno das minhas filhas à aula me impediram.

Aproveito, então, uns minutos furtados do trabalho para explicar, finalmente, como preencher o Formulário DS-160, primeiro passo para a solicitação do visto americano.

1. Antes de tudo: ter o passaporte em mãos ou, no mínimo, o n. dele e o dia de expedição e vencimento se já o solicitou na PF mas ainda não foi buscá-lo.

2. Item 1 ok, é hora de acessar esse link: https://ceac.state.gov/CEAC/

3. Clique na primeira opção, onde se lê: DS-160, Online Nonimmigrant Visa Application

4. Abrirá a seguinte página:

DS-160.1

5. Onde está escrito Get Started, selecione na caixa a cidade no Brasil onde você quer ser atendido: Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

6. Feito isso, selecione a opção START AN APPLICATION (no primeiro retângulo  azul), como mostra a figura abaixo:

DS-160.2

7. Aparecerá a seguinte tela, a qual eu sugiro que você imprima ou salve uma cópia em pdf, pois o número que aparece no canto superior direito será solicitado toda vez que você quiser reabrir o formulário (para o caso de não terminar de preenchê-lo de uma vez).

DS-160.2.2

Importante também escolher uma senha, que igualmente será requerida quando quiser reabrir o formulário.

As frases mais fáceis, e respostas também, são:

WHAT STREET DID YOU LIVE ON WHEN YOU WERE 8 YEARS OLD? (Em que rua você morou quando tinha 8 anos?)

IN WHAT CITY OR TOWN WAS YOUR FIRST JOB? (Em qual cidade foi seu primeiro trabalho?)

WHAT WAS THE NAME OF YOUR FIRST BOYFRIEND OR GIRLFRIEND? (Qual o nome do seu primeiro namorado(a)?

8. Respondido isso, clique em Continue.

9. A partir daqui, você passa a preencher oficialmente o Formulário DS-160:

DS-160.3

10. Por questões de segurança, eu não vou mostrar o preenchimento integral do formulário, mas ele é simples de ser preenchido.

11. Todos os campos são traduzidos para o português quando você clica na bolinha azul com um “i” dentro. Aparecerá outra janela com as respectivas traduções:

DS-160.4 DS-160.5

12. Depois de preenchida uma página, clique em Save. Aparecerá um aviso lhe dando três opções: a) se você quer sair do formulário “, b) se você quer baixar o arquivo para o seu computador, c) se você quer prosseguir.

No preenchimento dos formulários da minha família e de duas amigas, eu não precisei baixar o arquivo em momento algum. Eu prosseguia o preenchimento até onde dava, sempre salvando uma página após preenchida. Quando eu precisava parar, eu saía do formulário. E quando retornava, o formulário abria na minha última página salva.

13. Preencha o formulário com calma! Leia tudo atentamente e se não souber inglês ou se o seu inglês não der conta de tanta informação, peça ajuda ao Tradutor do Google.

14. Eu li em alguns fóruns a informação de que o endereço pessoal e o de entrega de correspondência devem ser preenchidos em inglês. Não concordo! O endereço deve ser literalmente o seu endereço. Rua tal, n tal, bairro tal, cep tal.

15. O mesmo para o nome do seu empregador ou da sua empresa ou da sua faculdade. Lembram a aula de português sobre nomes próprios? Pois é, eles são escritos com as iniciais maiúsculas e não são traduzidos.

16. A sua ocupação sim já pode (e deve!) ser traduzida. Idem para a descrição de sua atividade. Lembra do Tradutor do Google? Ajuda e muito!

17. Se você é mulher, seu formulário terá menos páginas que o de um homem, que deve preencher perguntas sobre educação. Sem explicação para isso…

18. A última parte do formulário traz perguntas sobre segurança. Tem muitas aparentemente sem noção, mas para os americanos podem ter alguma né?, então preste muita, mas muita atenção mesmo na hora de marcar yes ou no. Geralmente marca-se no em tudo.

19. Depois das questões sobre segurança, vem a hora da foto, aquela clássica de documento. Você pode verificar se a sua serve, clicando aqui.

As fotos da minha mãe, sogra, marido e amiga, eu mesma tirei, com eles encostados na parede, de dia, com iluminação natural e sem fazer sombra. Funcionou que foi uma beleza.

As fotos da minha outra amiga e da filha dela, eu recotei de uma delas que não era a clássica 3×4, mas sim foto normal, de dia-a-dia, mas uma em que elas estavam de frente. Funcionou também.

As das minhas filhas eu tirei foto da foto 3×4 e também funcionou.

Resumo da ópera: não se desespere com foto nem gaste seu suado dinheirinho. Uma foto simples, iluminada, focada e sem sombra resolve tudo.

20. Depois de fazer o upload da foto, você fará a revisão de tudo o que preencheu. Isso é automático. Se tiver algo a mudar, altere e volte para a revisão.

21. Terminada a revisão, aparecerá a seguinte tela:

DS-160.6

DS-160.7

22. Se alguém o ajudou a preencher o formulário, você deve informar. Preencha os demais dados e clique em Next: Confirmation.

23. O formulário foi submetido com sucesso se aparecer a seguinte mensagem:

DS-160.8

24. Depois de clicar em Next: Confirmation, aparecerá a seguinte tela:

DS-160.9

25. Veja que a foto que você carregou não aparece aqui. Não se preocupe. Com a implantação do CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), você tirará uma nova foto antes de ir à Embaixada ou ao Consulado. Não me pergunte, então, porque tem de carregar uma foto (eu acho que é para eles constatarem que você é você, só pode…)

26. O último passo, finalmente, é imprimir essa confirmação que é de EXTREMA IMPORTÂNCIA tanto para agendar a entrevista quanto na própria entrevista. Sem essa confirmação, não tem visto. E não tem visto sem essa confirmação. Entendeu a EXTREMA IMPORTÂNCIA???

27. Impressa a confirmação, você pode a) voltar para a confirmação “Back to Confirmation” (para o caso de querer salvar em pdf, o que eu altamente recomendo!), b) criar um formulário familiar* “Create a Family Confirmation”, c) começar outro formulário “Start Another Application”, d) sair do formulário “Exit Application”.

DS-160.10

* Ao contrário do que possa dar a entender, criar um formulário familiar não é gerar um único formulário para todos da família. Não não. O sistema apenas carregará automaticamente as informações comuns para o novo formulário, como endereço residencial, de correspondência, de hospedagem. Cada membro da família deve ter seu próprio formulário. Isso significa que quando terminar de preencher um, você terá de clicar novamente em “Create a Family Application” e começar tudo de novo para o próximo membro (volte ao item 2 deste post), lembrando de imprimir/salvar a confirmação de cada um ao final.

Um site que me ajudou muito a preencher o formulário foi o Viajando Para Orlando (VPO), não o tópico do Formulário DS-160, mas sim um passo-a-passo que o criador do site, o Luiz Carlos Pantoja Filho, disponibilizou. Para lê-lo, clique aqui.

Espero ter ajudado. O próximo passo, e post, é o agendamento da entrevista.

Saudações Mickeyras ºoº

Anúncios